Situações Ecológicas Terrestres


Florestas de Terra Firme


Foto: Rodrigo L. Mesquita/AE

As florestas de terra firme ocorrem em solos mais altos, não sujeitos a inundaçõ es. Por isso, são utilizadas como área de caça e, eventualmente, de retirada sel etiva de madeira de lei.


Palmeirais


Foto: Rodrigo L. Mesquita/AE

As áreas de solos muito encharcados costumam ter uma vegetação mais aberta, com predominância de palmeiras. Conforme a quantidade de água no solo e o tipo de so lo mudam as espécies de palmeiras dominantes.


Lavrados


Foto: Rodrigo L. Mesquita/AE

Os lavrados são campos planos, de solos muito pobres, onde as árvores não têm nutrientes para crescer. Eles abrigam pouca fauna e, frequentemente, têm pequenas lagoas de água salinizada.


Dunas


Foto: Rodrigo L. Mesquita/AE

A ocorrência de dunas de areia branca em terras firmes está associada à pobreza e fragilidade dos solos, incapazes de reter os nutrientes necessários à vegetação. Não é resultado do baixo índice de pluviosidade, já que, na região, c hove pelo menos 2.000 mm por ano.


Rochedos


Foto: Clayton F. Lino/AE

Os rochedos de pedra nua, semelhantes ao Pão-de-Açúcar, são resquícios de relêvo antigo, moldados pela chuva e sol. Os rochedos localizados às margens do rio Cuieiras, junto à Serra do Aracá, são de um tipo de arenito, que solta placas conforme a pedra dilata e contrai com as mudanças de temperatura.


Campos de Altitude


Foto: Rodrigo L. Mesquita/AE

Sobre os morros mais altos da Serra do Aracá, o solo é plano e há abundância de nascentes. Ali cresce uma vegetação baixa, de espécies associadas à altitude. A fauna é pobre, mas com alto grau de endemismos (ocorrência de espécies que só ex istem naquela área e em nenhum outro lugar no mundo).