Situações Ecológicas Aquáticas


Florestas de Igapó


Foto: Luiz Prado/AE

As florestas de igapó ocorrem ao longo de toda a margem do Demene e permanecem inundadas cerca de seis meses por ano. Possuem espécies vegetais resistentes à acidez e abrigam grande variedade de peixes, anfíbios e répteis.


Planícies Inundáveis


Foto: Clayton F. Lino/AE

As planícies inundáveis são antigos deltas fluviais, onde ocorre uma vegetação b aixa, de moitas e ciperáceas (espécie de capim de folhas cortantes). Durante as cheias, servem de abrigo e pastagem aos peixes-boi.


Lagos


Foto: Rodrigo L. Mesquita/AE

Os lagos e lagoas têm origem diversa. Alguns são formados por antigos meandros dos rios e igarapés, abandonados após a época das cheias. Outros são depressões de terreno ou pequenas minas d'água. Em geral são habitados por peixes ornamentais e arraias fluviais.


Água Corrente


Foto: E. E. de Miranda/ECOFORÇA

A água corrente, do leito principal do Demene e seus afluentes, é negra, devido à pobreza e acidez dos solos arenosos das margens. As chuvas torrenciais "lavam" terra e levam para o rio a matéria orgânica em decomposição, o que escurece as águas. A acidez impede a proliferação de larvas e plâncton, base da cadeia alime ntar. Por isso, são rios pobres em peixes.


Praias


Foto: Rodrigo L. Mesquita/AE

Nas vazantes, os bancos de areia afloram e transformam-se em praias fluviais. Durante seis meses por ano, as praias impedem a navegação de barcos maiores, ao mesmo tempo em que servem de berço às tartarugas.